Sair de onde estou e ir para onde?
Ferramentas essenciais para clarear seu novo capítulo
Nem sempre as transições que almejamos estão claras para nós, não é mesmo? Muitas vezes temos que ter paciência com o nosso processo para ganharmos mais de clareza sobre o que realmente buscamos.
Essa fase inicial de compreender o que desejamos mudar e conquistar é tipo um diálogo com você mesmo; um processo mais introspectivo. Mas dialogar consigo mesmo não é tão natural, concorda?
Para facilitar esse diálogo e alimentá-lo diariamente, vou compartilhar algumas ferramentas que utilizei durante o meu processo de transição e que me auxiliaram, nesse primeiro momento, a entender um pouco melhor o desconforto que eu carregava comigo. Afinal, se continuasse tudo emaranhado aqui dentro seria muito difícil agir sobre.
Photo by Thought Catalog on Unsplash
Vision Board
É o famoso quadro dos sonhos. Sabe aqueles sonhos que estão apenas guardados aí dentro? O intuito aqui é dar forma e nome, trazer cores e imagens a eles.
Selecione imagens para ilustrar seus sonhos. Adicione palavras que representam seus sonhos e têm significados para você. Coloque tudo isso de forma espontânea em uma página em branco.
Você pode fazer isso da maneira tradicional com recortes de imagens e palavras de revistas, jornais ou folhetos colados em uma folha de papel. Se preferir dar uma cara mais atual ao seu quadro, ele também pode ser feito digitalmente na plataforma Canva. Clique aqui para conferir vários exemplos e se inspirar.
O mais importante é tê-lo fisicamente em um lugar que você visualize o seu quadro todos os dias, alimentando assim a sua transição em busca desses sonhos na rotina do dia a dia.
Journalling
Escrever é outra forma que nos ajuda a entender melhor quais são os seus reais desejos, os seus medos e as dúvidas para caminhar por uma transição. Ao trazer o que está aí dentro para o papel, você precisar organizar seus pensamentos e sentimentos. E isso te ajuda a refletir melhor sobre eles.
Journalling para muitos é o novo formato do velho diário. A riqueza dessa atividade está em uma escrita menos descritiva e mais reflexiva.
Escolha um horário para fazer essa escrita diariamente e coloque um objetivo para você, por exemplo, escrever duas páginas ao dia. Pode parecer muito, mas você verá que em pouco tempo você estará escrevendo muito mais.
Claro que no começo a coisa não é simples assim. Sente e proponha-se a escrever, mesmo que seja: meu dia começou bem, um café da manhã fresquinho….etc. Com o tempo, naturalmente você evoluirá e se pegará confessando tudo para o papel.
De novo, você pode fazer uso da tradicional dupla papel e caneta. Mas hoje já existem diversos aplicativos voltados para esse tipo de atividade. Se você é cliente Apple, notará que a empresa acabou de lançar o seu próprio aplicativo em seus aparelhos. Confira aqui os detalhes.
O interessante aqui é notar a evolução de sua consciência sobre seus próprios pensamentos e sentimentos trazendo menos turbulência para o seu processo de transição.
Mindfulness
Lembra quando a professora te colocava no cantinho do silêncio? Essa é a nova versão do momento do silêncio, mas não como castigo, e sim por escolha própria. Aquele momento para no silêncio você poder praticar a atenção no presente.
Isso nos ajuda a diminuir a ansiedade, expectativa e os julgamentos sobre nós mesmos e nossas ações, removendo algumas barreiras para a transição que queremos realizar.
Se você é novo nessa prática, tenha paciência e comece com intervalos de tempos bem curtos para aos poucos ir aumentando. Se você já tentou e não conseguiu, recomendo utilizar um aplicativo para começar a praticar e se acostumar com o silêncio. Eu faço uso do Insightimer, mas existem muitos outros aplicativos no mercado ou até mesmo vários canais no YouTube com meditações gratuitas.
Ao adotar ferramentas como essas, você começa a colocar toda informação que tem guardada para fora, expressando tudo isso de forma mais organizada e, assim, catalisando sua jornada de transição.
Estou curiosa para saber qual dessas atividades você já pratica ou está disposto a experimentar este ano. Me conta aqui nos comentários?