Empreender em quê mesmo?!
Durante muito tempo, o verbo empreender tem sido empregado para denominar pessoas que iniciam seus negócios próprios. Cheguei a ouvir por diversas vezes que empreender tinha virado luxo de quem vinha de uma família de negócios, tinha condições financeiras favoráveis ou encontrava fôlego para poder arriscar.
No entanto, resumir tal palavra a somente uma aplicação é um prejuízo para a nossa sociedade, pois ao fazermos isso estamos literalmente matando oportunidades e o potencial de muitas pessoas. Mais uma caixa que criamos, colocamos um rótulo e fica mais fácil as pessoas se adequarem a ela ou ficarem de fora, ao invés de irmos em busca de quebrar essa caixa.
Para essa quebra, precisamos dar alguns passos atrás e voltarmos aos significados que envolvem a palavra empreender. Se os reunirmos, o que encontraremos em comum entre eles é o agir, colocar em ação, levar a efeito; o famoso: "ir lá e fazer”.
Em nenhum momento o predicado foi estipulado ou resumido a um negócio. Portanto, já deu para perceber que empreender é muito mais do que abrir um negócio próprio. Você pode empreender em diversas frentes - em sua carreira, em sua vida, na empresa para a qual trabalha, em uma ideia, em um projeto, em você mesmo e, é claro, em seu próprio negócio.
E como empreender está intimamente ligado à ação de um sujeito (você), todo empreendimento – seja uma carreira um negócio ou um projeto – precisa sim refletir o dono da ação, a sua forma de pensar, enxergar o mundo, os seus valores, as suas crenças, etc.
É por isso que muitas pessoas hoje, apesar de estarem fazendo a mesma coisa por anos e anos, seja atuando no mesmo trabalho ou gerindo o mesmo negócio, se veem completamente desconectadas daquilo que fazem. Em algum momento, isso acabou se perdendo pelo caminho, os valores não foram respeitados, as coisas tomaram um rumo diferente daquilo que acreditavam, ou talvez desde o início não havia clareza sobre isso.
Mas o que isso significa?
Significa que não existe empreender em algo sem alma. Não há resultado ou empreendimento sem essência. Não existe empreender ou agir sem olhar para dentro.
Não há como te tirar desse estado de inação sem você se conectar com quem você é primeiramente e descobrir o que te move.
Significa que o que motiva essa pessoa a agir está dentro e não fora. O tamanho da oportunidade, o progresso na carreira, a recompensa, os benefícios, o mercado, enfim…tudo precisa vir depois do que você carrega aí dentro, pois é isso que te sustentará ao longo da sua jornada.
Ficou claro então porque muitas pessoas se sentem bloqueadas ao tentarem agir? Precisamos ter esse combustível que nos alimenta e nos faz sentirmos renovados para continuarmos fazendo a cada dia o que nos propomos a fazer.
Já ouvi muitos dizerem que empreender é um estilo de vida. Eu digo mais: empreender é uma filosofia de vida, pois o que te faz sair do lugar onde está é buscar tornar realidade aquilo que você acredita.