Aquilo que te trouxe até aqui é o seu maior diferencial
Reconhecer de onde você vem é determinante para trilhar seus próximos passos
Quando nos questionamos sobre o que queremos construir e os nossos próximos passos, diversas literaturas e processos priorizarão a importância de imaginar esse futuro e onde se quer chegar.
Mas meus anos de experiência auxiliando pessoas e organizações em suas jornadas de transformação mostram cada vez mais a importância do que pode ser a premissa número um para todos nesse caminho: reconhecer de onde viemos, de onde partimos e como chegamos no lugar onde estamos hoje.
No entanto, quando a conversa vai para essa direção, as primeiras frases que costumo ouvir das pessoas são do tipo:
"Eu não estudei nas melhores escolas e primeiras universidades.”
"Eu não tenho um networking de famosos.”
"Eu não tive empregos master nas melhores empresas.”
“Eu não venho de uma família de legado.”
Como se tudo isso fosse forma de medir a capacidade de uma pessoa atingir o que ela almeja em sua vida. Anota aí: reconhecer tudo que você fez na sua história é como um lembrete para você mesmo do quanto você é capaz de ainda construir. E digo TUDO mesmo: não só no seu campo profissional, mas em todas as áreas da sua vida.
Não somente os resultados positivos, mas também os aprendizados que você teve até chegar aqui. Não somente as conquistas, mas também as derrotas e como você reagiu aquilo. Os momentos mais estressantes e doloridos vindos das adversidades são os que mais nos fazem desenvolver atitudes que trabalho nenhum nos trará.
Você reconhecerá que em diversos momentos mesmo parecendo difícil ou impossível, você foi lá e fez aquele movimento que poucos incentivaram. Quando tudo parecia estar perdido, você acreditou naquele projeto e transformou a situação. Quando em momentos te chamaram de louco por suas ideias que rompiam com os padrões usuais, e mesmo assim você decidiu continuar.
Ao olhar para trás e reconhecer a forma pela qual você percorreu sua história te dá indícios de qual é a sua estrada do futuro. Te mostra quais decisões, ajustes e rotas você veio escolhendo ao longo da sua vida. Isso te traz pistas valiosas sobre qual passo faz sentido para você no futuro por estar alinhado à trajetória que você vem construindo, e não porque todo mundo está indo por aquele caminho.
Por último, esse exercício te faz ter orgulho de cada pequeno passo que você deu para chegar até o momento presente. E isso é chave para se sentir mais confiante do que você quer construir pela frente, pois você sabe que tem ferramentas para chegar lá. E se não tem, é capaz de desenvolvê-las.
O mais interessante é ver o mundo que se abre ao desenharmos essa história, que vai muito além do que um cargo, uma etiqueta, um sobrenome, uma premiação, uma graduação ou certificação pode te trazer. E acredite, a forma como você constrói sua história a partir disso e conta para os outros é capaz de transformar tudo!